quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Editora comemora dez anos do lançamento de Harry Potter

Li isso hoje no Omelete. De repente ficou tudo estranho, tive um espasmo e lembrei de um dia, mais ou menos dez anos atrás, em que uma criança de mais ou menos dez anos muito culta lia a crítica de Harry Potter e a Pedra Filosofal no Caderno 2 do Estadão e imediatamente começava a procurar moedas para comprar seu exemplar.

Pra explicar, eu tava lendo os quadrinhos e só parei ali por causa da imagem da capa do livro. Até essa época eu era uma criança bem normal, só mais tarde as coisas ficaram malucas.

Depois do episódio das moedas (livros eram baratos dez anos atrás, lembro de ter pago uns 15 reais por ele) decidi que aquilo era legal e que não poderia viver enquanto Voldemort voasse andasse por aí.

Durante anos o episodio das moedas se repetiu a cada lançamento (mas com o passar dos anos foi preciso cada vez mais moedas), Harry estava crescendo e se tornando um homenzinho! Pegou a chinezinha, bateu nuns monstros, descobriu um monte de bafos do mundo dos bruxos fodões e não trocou de óculos!

Tudo ia muito bem, até que os pais acharam que seria legal seus filhos se interessarem por livros e que a história de um bruxinho órfão camarada que luta contra o mal seria um bom começo. Assim sendo, o nível intelectual dos livros e dos leitores baixava cada vez mais e Harry Potter não estava muito diferente de Chiquititas Carrossel Malhação algum programa infanto juvenil.

Pra falar a verdade, não sei exatamente quando isso começou, mas de um dia pro outro eu percebi que tinha passado dessa fase e saí pra beber, praticar vandalismo me divertir com a galerë.

Oi, meu nome é Laura e a uns quatro anos eu não leio livros sobre bruxinhos orfãos!

5 comentários:

Ana Carol disse...

Pois é, agora que eu cresci eu acompanho a vida dos upper east siders

xoxo

Borba disse...

Vou esperar outros posts pra ver se gosto mesmo daqui... :)

Samia disse...

Oloco ...Cirilo é herói!!!!!
mas realmente.... tudo o que cresce demais, vira capitalista... que é o que sempre acaba desgraçando!! ( ahhh sou gerundista mesmo!!!!) ahhahah

Bjus de uma Designer(segundo meu diploma) consumidora e futura hippie!

jovemindeciso disse...

ai ai...

como a samia disse...tudo q cresce demais acaba desgraçando tudo...

mas acho q parte disso é pq agenet cresce também...

é triste...

Dona F. disse...

bom, eu acho que a culpa naum eh nem de longe da história do Harry, pq ela eh igualmente patética (eu gosto de harry potter) desde sua primeira edição, o problema eh que a gente cresce e acha que as coisas pioraram...elas estão iguais, nós eh que pioramos, ou apuramos nosso senso!
obs: exceto malhação, essa piorou msm!

carrossel é mágico fia, e vc naum gosta por motivos pessoais